Como fazer a venda de sua franquia

Existem diversos motivos que fazem um empreendedor tomar a decisão de vender sua franquia, e muitas das vezes não são questões financeiras. Até mesmo uma mudança de cidade, ou de plano de vida, pode fazer um empreendedor optar pela venda de sua franquia. Mas sim, o empreendimento pode não estar dentro das expectativas do empresário e ele decidir pela venda. Mas se é você o dono do negócio e agora que bateu o martelo e determinou que fará a venda, você sabe o que precisa ser feito?

Primeiramente, você precisará separar toda a documentação da empresa para apresentar o cenário da loja, como demonstrativo de resultados em dia, documentação atualizada, histórico de compras, rotatividade de funcionários, ações recentes realizadas. Possivelmente, a primeira pergunta que o comprador irá te fazer é perguntar o motivo da venda, e dependendo da sua resposta, pode ser que ele fique mais interessado ou perca totalmente o interesse no investimento. 

Transparência é sempre o melhor caminho

Ser claro e transparente quanto ao cenário da sua loja é sempre o caminho mais fácil para a venda de sua franquia. Apresente números que comprovem os resultados da sua operação e, se necessário, sendo sua empresa uma franquia, os demais franqueados da rede podem ratificar todas as informações. Se você já tem seu DRE com o time da franqueadora seu processo será ainda mais tranquilo. 

Planeje o processo de venda de sua franquia. É importante ter paciência: os compradores qualificados não aparecerão da noite para o dia. A venda pode ser feita em um mês ou em meses. A franqueadora poderá te ajudar (e muito) ativando esta oportunidade de repasse com a base de interessados na marca, ou mesmo ofertando sua loja a outros franqueados da rede. 

Cada marca tem sua política de venda de franquia. Geralmente é atribuição da franqueadora realizar os anúncios de repasse de lojas para evitar conteúdos que possam causar prejuízos à marca. Quando existe um repasse de franquia, existem canais específicos e linguagem apropriada para esta oferta. Um mau direcionamento pode levar à percepção de que toda a rede está mal, podendo afetar inclusive a venda de sua franquia, baixando a valorização de sua loja.

O recomendável é manter o sigilo ao tomar a decisão de venda de sua franquia até que surja um comprador. Isso evita burburinhos desnecessários, seja com sua equipe ou com fornecedores. Tudo precisa funcionar 100% durante o processo de venda. Ao apresentar sua loja para compradores em potencial, ela deve estar impecável e em devido funcionamento.

Seja realista ao precificar o valor do seu negócio. Se você não souber como fazer isso, busque o auxílio de profissionais capacitados. A equipe da franqueadora pode te auxiliar nesse processo, mas existem diversas empresas que fazem esse tipo de avaliação. Um preço alto demais pode espantar, e um preço baixo demais pode gerar desconfianças. Defina um preço justo, onde você possa comprovar que o investimento valerá, em vista do retorno financeiro que o futuro proprietário terá. E boa sorte no seu processo.

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