Vale a pena abrir franquia em 2022

Começamos mais um ano e sempre bate aquele sentimento de começar algo novo, se reinventar. As oportunidades e as alternativas de caminhos são muitas no empreendedorismo, desde as mais simples, com baixos investimentos, às mais sofisticadas, complexas e com alto investimento. Sempre aqui falamos sobre as franquias e muita gente ainda acha que abrir franquia é difícil e caro. E vamos dar algumas dicas aqui sobre o segmento neste artigo.


Se teve algo de positivo nos últimos 2 anos, com a pandemia da Covid-19, esse tema com certeza foi a adaptabilidade que adquirimos, criatividade e também a digitalização. De uma forma ou de outra, todos aprendemos a vender online e a voltar nossos negócios para o meio digital. Surgiram centenas de apps, as plataformas de redes sociais também evoluíram, o WhatsApp inseriu novas ferramentas, o Pix veio facilitar as transações financeiras.

A evolução do mercado digital e o franchising


Para dar uma dimensão desta evolução, em 2018, o ecommerce brasileiro representou R$53,2 bilhões. Em 2021 essa cifra foi de R$304 bilhões. Bela evolução, não? No delivery, outro mercado pulsante, em 2011, o iFood – principal app de delivery no Brasil – fazia R$17,4 milhões de entregas mensais para 12,6 milhões de consumidores. Em abril de 2021, o mesmo app de delivery bateu o marco de 60 milhões de pedidos. E com esta evolução nestes canais, surgiram muitas formas novas de empreender.


No mercado de franquias, com marcas ainda muito fortes no varejo físico, esta evolução também aconteceu. Em 2018, o faturamento do segmento era de R$178,9 bilhões, e em 2020, ficou em R$178,9 bilhões, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Existe também uma forte tendência no segmento: o volume de buscas feitas por jovens para montar franquias dobrou em 2021. Em março, a busca para investir em franquias entre os jovens era de 10,2%, Em maio, esse número subiu para 21,3%. Isso mostra uma mudança também no perfil destes empreendedores, em função da mudança dos negócios. 


Sobre todas essas tendências, apontamos aqui alguns segmentos de franquias que acreditamos continuar em evolução em 2022. O segmento de turismo e hotelaria está sendo impulsionado pela demanda reprimida, especialmente às conectadas ao turismo local. Redes hoteleiras e de albergues, locadoras de veículos, agências de turismo estão entre as opções. Já o segmento de educação, outra aposta de crescimento, foi alavancado em 2021 pelo formato híbrido: presencial e online. O segmento se reinventou e agora tem opções atrativas para os clientes, tanto em franquias de idiomas, ou cursos como design de games, marketing digital, entre outros. O segmento de alimentação que vem brilhado nos últimos meses, além dos formatos tradicionais, agora oferece restaurantes em formato 100% delivery, cozinhas compartilhadas – as famosas cloud kitchens -, além de formatos mais econômicos, como quiosques, containers, que já existiam e continuam sendo boas opções. 


O segmento de saúde, beleza e bem-estar é uma grande aposta também. O segmento faturou R$35 bilhões em 2020. Afinal, vamos continuar nos cuidando em 2022, e cada vez mais surgem tratamentos estéticos e de saúde, especialmente depois de um período tão difícil. As microfranquias também continuam com opções inovadoras, com investimentos de até R$105 mil. Entre as marcas deste segmento de franquias, existem marcas de cursos, serviços como lavanderia ou contabilidade, alimentação, venda direta, beleza e serviços automotivos. Para quem pensa que as microfranquias são opções com marcas desconhecidas, saiba que Cacau Show, Ortobom e Imaginarium são marca que oferecem negócios no formato de microfranquias.


Mas qual o segredo para fazer a escolha certa e começar 2022 com o pé direito? Não há fórmula de bolo, infelizmente. Mas o caminho mais seguro é avaliar o investimento disponível, escolher um segmento, ou segmentos, que você gosta, e pesquisar. Neste artigo aqui, descrevemos algumas algumas dicas para você saber escolher sua franquia. E aqui também alguns erros comuns para você encurtar seu caminho e ter sucesso na escolha. Só desejamos um ano novo de muitas realizações e bons negócios! Vamos com tudo.

Siga-nos no instagram @franquiadevalor

Veja também

PEGN 2020

PEGN 2019

ABF 2019

ABF 2018

PEGN 2017

ABF 2017

TOP 25 - FB2017

PEGN 2016

ABF 2016

PEGN 2015

ABF 2015

PLA

Receba nossas ofertas!